quarta-feira, 23 de julho de 2014

As coisas boas de morar em Paris

Durante os meses que estive em Paris nem tudo foi mau! Pelo contrário. Houveram muitas coisas que compensaram todo o sacrifício e saudades que sentia. A melhor de todas foi...conhecer Paris! Mas não o Paris dos roteiros...foi conhecer a verdadeira cidade de Paris! Como o tempo que tinha era basicamente todo o tempo do Mundo, aproveitei para dissecar bem a cidade. Desde os famosos museus (isso era impensável não ir!!!) aos quarteirões, as pontes...um sem fim de cidade!
Amei tudo que era Paris, tudo! Os pontos turísticos desde a Torre Eiffel, passando pelo Louvre, o maravilhoso Museu d'Orsay, Sacre Couer, Montmartre, Arco do Triunfo, tudo uma maravilha só! Os locais preferidos? Sem dúvida Notre Dame, Saint-Germain-des-Prés e Les Marais!
Notre Dame é um simplesmente apaixonante! A sua igreja é monumental e de um misticismo só...não há palavras! Para um simples arquitecto como eu é olhar para algo momumental, de escala fora do normal e deixar-se ficar maravilhado...A ponte sobre o Sena que fica mesmo a beira é ainda mais apaixonante! Os noivos e os seus "cadeados do amor" são uma verdadeira constante, é mágico...
Saint-Germain-des -Prés era o quarteirão da perdição, não estivesse lá instalada a famosíssima Citypharma! Tudo que diz respeito à beleza está lá em força e a custos muito muito baixos! É a local onde mais línguas diferentes ouvi :) Claro que neste quarteirão também temos os soberbos Jardins de Luxembourg, onde podemos desfrutar de um belo dia de sol sentados nas cadeiras junto ao lago e que, no Inverno, é a coisa mais deliciosa que há!
Les Marais, o conhecido quarteirão judaico de Paris. Aqui se encontram algumas das lojas mais giras e das melhores marcas, mas tudo muito discreto. Tudo de um bom gosto incrível! Lá estavam, para mim, os melhores salões de chá, a melhor Ladurée de Paris ( e sim, os macarrons de lá são os melhores que alguma vez comi! os melhores de todos!), as ruas mais limpas da cidade e talvez, o quarteirão com a gente mais gira, tal como em Saint-Gremain-des-Prés, em que os parisienses burgueses fazem o favor de se passear e ditar as melhores tendências.
Tenho tanto para contar sobre Paris e sobre a sua beleza ( que eu pensava que não existia quando cheguei tal foi o choque!) que me perco em pensamentos, palavras e saudades...
Cada rua, cada esquina...um novo olhar e um novo encantamento...
Oh lálá Paris...





Notre Dame! Uma beleza singular...

As gargolas e a maravilhosa vista sobre Paris!

Sem comentários:

Enviar um comentário